O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), voltou a criticar o tarifaço anunciado por Donald Trump, classificando as medidas como uma ameaça à soberania nacional. Em entrevista nesta quinta-feira (17), o petista afirmou que as ações do ex-presidente dos EUA têm “cheiro de golpe” e podem prejudicar diretamente o Brasil.
Crítica às tarifas e defesa da bandeira nacional
Jerônimo declarou que os empresários brasileiros precisam estar atentos, pois as tarifas podem impactar setores como fruticultura, algodão e mineração. Para ele, mais do que econômicas, as medidas têm motivações políticas.
“Eu amo a minha pátria. Ninguém vai tomar o meu hino, a nossa bandeira verde e amarela. Essa conversa de taxação é cheiro de golpe. Estão querendo enfraquecer o presidente Lula”, afirmou.
Comparação com impeachment de Dilma
O governador comparou o atual cenário com o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, dizendo que vê sinais de tentativa de desestabilização política semelhante.
“Para mim, na política, o que está com cheiro é o que fizeram com Dilma. Esfacelando, enfraquecendo o Brasil e o presidente Lula — isso não vai acontecer”, completou.
Impactos para o Brasil
As novas tarifas propostas por Trump, caso implementadas em um eventual retorno à presidência dos EUA, podem elevar os custos de exportação de produtos brasileiros, afetando a competitividade internacional do país.
Empresários e autoridades do setor produtivo têm demonstrado preocupação com as declarações e os possíveis desdobramentos na balança comercial entre Brasil e Estados Unidos.
Deixe uma opinião